Saúde

heidiepetiscosTodo mundo já deve ter ouvido alguém falando algo do tipo: “Cachorro de raça tem doença, cachorro forte é vira-lata”. Pois bem, eu também tinha ouvido muito isto e tive muitos cães mestiços antes de ter meu primeiro cão puro. Após pesquisar em livros e com minha experiência nesse ramo descobri a verdade por trás desta afirmação.

O que acontece é que toda raça de cão, independente ela qual seja, tem suas características marcantes, que dão a ela sua identidade. Ao se cruzar os cães, as informações genéticas destas características físicas são passadas de pais e mães à filhos e filhas, e assim por diante, garantindo a sobrevivência e pureza da raça. Todavia, genes indesejáveis que podem estar associados a alguma disfunção ou a alguma doença também podem ser passados nos cruzamentos. Neste sentidos, criadores fazem rigorosos testes com seus padreadores e matrizes e quando detectam as doenças em questão não mais utilizam o cão ou cadela para reprodução. Esta é uma medida muito eficaz e ética.Padrão-Basset-HoundbrancoBasset Hound antigamentebrancoBasset-Hound

Infelizmente, outras doenças estão associadas as próprias características físicas do animal, e também ao constante “aperfeiçoamento” destas características que por vezes resultam em animais tão alterados e disformes como é o caso do exemplo mais clássico de todos: o Basset Hound. Antigamente, assim era o cão, como nesta foto em preto e branco. Porém, como exigências estéticas, criaram-se cães de pernas curtas, de orelha muito comprida e com pele solta pelo corpo, principalmente nas patas, que deve apresentar dobras de pele. Essa nova conformação do Basset Hound, por exemplo, pode provocar alguns problemas ósseos e estruturais.

Nossos queridos Cavaliers não estão a salvo de alguns problemas de saúde associados à raça. Leia aqui os mais comuns.

Parceiros

Royal Canin

Facebook

Entre em Contato

Disponibilizamos estes canais de comunicação para atendê-los da melhor forma.

phone2 (32) 9123.6168 / (31) 9180.9356

email contato@mycavalier.com.br